
Como Evitar o Enjoo de Movimento de Forma Natural
Enjoar durante longas viagens é um mal comum a muita gente e pode causar alguns transtornos. Existem certamente alguns medicamentos que, tomados antes do percurso, ajudam a evitar o enjoo de movimento, mas existem também algumas formas naturais de o conseguir. Fique a conhecer alguns remédios naturais e dicas importantes para fazer viagens tranquilas, livres de enjoos e nauseas.
Causas dos enjoos durante a viagem?
Os enjoos de movimento, conhecida também como cinetose, deve-se a um conflito interno nos órgãos de equilíbrio. A sensação de movimento que o cérebro recebe através da vista não corresponde com a sensação que vem dos ouvidos. O cérebro, ao não receber a mesma informação dada pela vista e pelos ouvidos acerca da posição do corpo, faz com que, em algumas pessoas, se produza uma perda de orientação e equilíbrio, que vão acompanhados de sintomas como suores frios, palidez, tonturas, salivação, náuseas e vómitos.
Dicas para evitar o enjoo de movimento
Para além dos remédios naturais que abaixo descrevemos, algumas dicas podem ser importantes para prevenir os enjoos nos transportes. Antes da viagem descanse e opte por refeições ligeiras, evitando pratos picantes ou demasiado condimentados e gordurosos. Um papel importante parece desempenhar a histamina nos enjoos de movimento. Evite, portanto, alimentos ricos em histamina, como queijo duro e salame, bem como bebidas alcoólicas, que estão sujeitos a um processo de fermentação, como o vinho tinto.
Não fume e peça aos outros passageiros da viatura para evitarem fumar também, pois tanto o fumo do tabaco como os odores fortes aumentam a sensação de náusea. Enquanto durar a viagem, não leia nem interatue com o telemóvel, pois estas atividades podem provocar ou piorar os sintomas do enjoo.
Mantenha a janela aberta, respire um pouco de ar puro sempre que necessário e evite ligar o aquecimento. Informe o condutor da sua propensão a enjoos nos transportes, para que este conduza com mais suavidade, sem manobras bruscas. Não fixe os objetos em movimento. Acima de tudo, mantenha-se otimista e calmo. Ouvir música pode também ajudar a distrair-se, pensando menos no enjoo. O mal estar causado pelo movimento também depende do lugar onde vai sentado.
Como evitar o enjoo nos transportes
- Se viajar de barco, escolha um lugar perto do centro, que é onde se nota menos os movimentos do navio. Olhe para longe no horizonte, de modo que, a percepção captada pelos seus olhos corresponda aos movimentos do barco. Se viajar de cruzeiro, escolha uma cabine com janela para poder olhar para fora. Isto ajuda a distrair e a minimizar as náuseas. É conveniente ir à coberta para respirar ar puro, mas agasalhe-se antes de sair ao ar livre, porque a fase inicial da doença de movimento está associada a um aumento da sensibilidade ao frio.
- Nas viagens de avião, os enjoos de movimento ocorrem principalmente em pessoas que tenham medo a voar, porque o stresse aumenta os sintomas. Por isso, distrair-se é a melhor opção. Ouvir música ou ver um filme é uma boa maneira para evadir-se. Também relaxar através da respiração pode ajudá-lo a superar o medo a voar, e assim reduzir o risco de sentir enjoos. Para sentar-se, prefira um lugar perto das asas, que é onde os movimentos são menos pronunciados e direcione o ar da ventilação para o seu rosto.
- Se viajar de comboio e de autocarro não se sente de costas contra a direção do movimento. Em autocarros ocupe um lugar a frente, já que aqui não se nota tanto os movimentos e fixe o olhar para fora da janela na direção da viagem. No comboio escolha um lugar junto ao corredor, que é melhor para o sentido de equilíbrio. Evite ler, mantenha a cabeça imóvel e olhe para a frente fixando o olhar num ponto à distância. De vez em quando, caminhe durante a viagem, para distrair-se.
- Nas viagens de carro, sente-se no banco da frente e fixe o olhar diante de si num ponto no horizonte, e não olhe através das janelas dos lados, porque ver os objectos em movimento pode piorar a má-disposição. Se tiver a oportunidade de conduzir faça-o você mesmo, já que, quem conduz normalmente não padece enjoos de movimento, porque tem o olhar fixo na estrada e o cérebro já sabe de antemão a direção que o movimento vai tomar.
Alguns remédios naturais também poderão evitar o agravamento dos enjoos de movimento, os mais conhecidos são:
Gengibre
O gengibre é conhecido pelas suas propriedades antieméticas, ou seja antináuseas. Antes da viagem, coma algumas bolachas de gengibre ou rebuçados de gengibre e mel. Para viagens longas, pode mesmo preparar um chá de gengibre e consumi-lo aos poucos durante o percurso. Por último, pode experimentar também cápsulas de gengibre, à venda em lojas de produtos naturais. Há que ter em conta que os remédios antináuseas não funcionam para toda a gente quando se trata de enjoos em viagem, devido ao movimento. Ainda assim, não se perde nada em experimentar estas opções à base de gengibre.
Rebuçados de menta
Manter um rebuçado de menta na boca durante o percurso pode ajudar a prevenir as náuseas. É possível que estas voltem quando o rebuçado terminar, por isso mantenha-o o maior tempo possível e leve mais alguns consigo. Para quem não gosta de menta, rebuçados de limão podem ser uma boa alternativa.
Folhas de hortelã
As folhas frescas de hortelã podem também aliviar os enjoos. Durante a viagem leve algumas folhas consigo. Coma duas e sinta-se livre para comer mais algumas durante o percurso, caso precise. Este remédio natural não tem quaisquer efeitos colaterais e pode ser utilizado livremente.
Se apesar das medidas naturais contra os enjoos de movimento não surtir efeito, existem os medicamentos contra a má-disposição, que devem ser tomados logo no primeiro sinal de náusea, ou, para uma melhor prevenção, 30 a 60 minutos antes da viagem.