
Remédio caseiro para aftas na boca
As aftas podem surgir solitárias ou em grande número, podendo preencher quase toda a zona da boca, que como deverão imaginar, deverá ser bastante doloroso, mas deixamos aqui 10 boas opções a escolher: remédio caseiro para aftas na boca.
As aftas são consideradas como lesões benignas, não representando grandes complicações além de ser bastante desconfortável e doloroso, principalmente ao mastigar, falar ou em contacto com algum alimento sólido ou líquido que seja ácido. Eis aqui 10 remédios caseiros para aftas que pode ajudar a curar ou atenuar a dor.
1. Água morna com um pouco de sal
Que haverá mais natural que a água e o sal? Diluído em água morna, use este preparado para fazer bochechos 2 vezes por dia até a afta desaparecer. Poderá usar uma colher (de sobremesa) de sal para meio copo de água morna. Não beba a água porque contém muito sal e poderá fazer-lhe mal.
2. Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio ajuda a tratar aftas na boca, especialmente quando estas são causadas por alimentos ou bebidas ácidas. Também reduz a inflamação e remove germes e bactérias.
Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio com um pouco de água para formar uma pasta. Aplique a pasta na área afetada. Repita isso várias vezes ao dia.
3. Plantas medicinais
Existem plantas que demonstram propriedades capazes de auxiliar na cicatrização das aftas na boca devido ás suas propriedades anti-inflamatórias, que são:
- Malva;
- Chá preto;
- Hamamélis;
- Ruibarbo;
- Sálvia;
- Alcaçuz;
- Camomila
Poderá fazer uma infusão um pouco concentrada (coloque 2 ou 3 colheres de cada planta em meio copo de água quente), faça bochechos 2 vezes por dia, até que a afta melhore.
4. Probióticos
Se suspeitar que a origem da sua afta pode estar relacionada com a bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), que por vezes causa úlceras estomacais (e também tem sido associada a aftas), os probióticos podem ajudar. Procure um suplemento que contenha Lactobacillus johnsonii, que demonstrou inibir o crescimento de H. pylori em humanos e animais. Probióticos também podem melhorar os sintomas da doença inflamatória intestinal (IBS), que tem sido associada à incidência de aftas.
5. Mel
O mel tem muitas propriedades que ajudam na cura de muitos males, e entre eles está incluida a afta. Mel aplicado várias vezes ao dia no local da afta, ajuda a reduzir a dor e a cicatrização da mesma. Certifique-se de que seu mel é tão puro e não processado quanto possível para colher os benefícios máximos. O natural e puro é o que tem mais poder de cura.
6. Aloé vera
Conhecida como a “planta de primeiros socorros”, o gel de aloe vera pode acelerar a cura e oferecer alívio da dor. Seque a área ferida com um cotonete e corte uma folha de aloé. Com uma colher limpa, passe um pouco do gel diretamente sobre a ferida. Repita quantas vezes for necessário.
7. Água oxigenada
Água oxigenada desinfecta aftas na boca: deve ser diluída com um pouco de água para não irritar a mucosa bucal. Aplique com um cotonete a mistura diretamente na ferida da afta. O tratamento repete-se três – quatro vezes por dia.
8. Cubos de gelo
Possivelmente, o tratamento mais simples: gelo. Este método é super fácil. Quebre os cubos de gelo em lascas, coloque-os na boca e deixe-os dissolver-se sobre a ferida. O gelo ajuda na inflamação, que pode acelerar a cicatrização e ajudar a anestesiar a área, reduzindo a dor.
9. Vinagre de Sidra
Enxaguar a boca com vinagre de sidra é conhecido por ter propriedades anti-inflamatórias e ajuda a matar as bactérias. Ambas as características podem tornar o vinagre de sidra um tratamento viável para aftas. Misture 1 colher de chá de vinagre de sidra com 1 chávena de água e bocheche por 30 segundos, depois deite fora. Repita este procedimento várias vezes ao dia até que a dor desapareça e a afta atenue.
10. Óleo de côco
Graças às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, o óleo de côco é outro tratamento caseiro para aftas na boca, embora não tenha sido estudado para este fim específico. O melhor deste tratamento é que o óleo de coco tem um sabor muito melhor do que alguns remédios caseiros, o que significa que poderá sentir-se mais motivado para aplicá-lo várias vezes ao dia para tratar a ferida.
A fim de reduzir a recorrência de aftas na boca, deverá tentar determinar e, em seguida, evitar todos os alimentos aos quais você é sensível. Deverá praticar uma boa higiene oral para que remova regularmente qualquer mal que possa provocar uma ferida. Use escovas de dentes de cerdas macias, para que seja menos provável magoar a boca e pergunte ao seu dentista sobre ceras ortodônticas para suavizar as bordas afiadas de aparelhos dentários, como aparelhos ortodônticos ou retentores, que podem romper a pele das bochechas internas ou gengivas.