
Gengivite: 15 remédios que podem ajudar
A gengivite é a inflamação das gengivas causada pela placa bacteriana. A placa é a acumulação de bactérias que se aderem à superfície dos dentes e à linha das gengivas. Em casos mais graves, a gengiva pode se separar do dente e as bactérias podem penetrar mais profundamente, podendo dar origem ao desenvolvimento da periodontite ou “piorreia”, como é mais popularmente conhecido.
A doença gengival quando está numa fase inicial pode ser tratada com remédios caseiros, mas em fases mais avançadas, é fundamental ir ao dentista para diagnosticar com precisão e aplicar o tratamento necessário a cada pessoa.
Remédios para a gengivite
Geralmente a gengivite pode ser tratada de forma rápida com algumas soluções fáceis de aplicar em casa, que podem curar ou pelo menos diminuir os seus sintomas.
Alguns remédios da farmácia como também caseiros podem ajudar no tratamento, mas, se não houver melhora após três a quatro dias, deve de ir ao dentista. Em caso de dores, aqui poderá encontrar um remédio natural para a dor de dente.
1. Alúmen
O Alúmen é um remédio caseiro muito antigo, mas bastante desconhecido, está disponível nas farmácias, embora seja cada vez mais difícil de ser encontrado. O pó de alúmen diluído em água, é um remédio que serve para aliviar a dor e o inchaço e ajuda a prevenir o desenvolvimento de bactérias na boca.
Pode ser usado como pasta ou um elixir oral. Para preparar a pasta, misture meia colher de chá de pó de alúmen com 2 a 3 gotas de água até formar uma pasta espessa. Aplique suavemente esta pasta nas gengivas inflamadas, pode fazer este tratamento até três vezes por dia.
Para preparar um elixir oral, encha um copo pequeno de água morna e adicione meia colher de sopa de alúmen. Bochechar com esta mistura a boca três vezes por dia (nunca deve ser engolido). Atenção, o alúmen é um mineral considerado tóxico e deve ser utilizado com cuidado. Não aplicar este tratamento nas crianças.
2. Gel de aloé vera

O gel puro de aloé vera é bastante recomendado para tratar a gengivite. Hidrata e combate as bactérias. Compre um gel de aloe vera 100% puro e passe na área inflamada das gengivas, massageie suavemente e repita o tratamento três a cinco vezes por dia. Se tem uma folha de aloé vera, retire a polpa e aplique diretamente nas gengivas.
3. Ácido hialurônico
O ácido hialurônico é muito recomendado pelos dentistas no cuidado das gengivas. As preparações em forma de géis que contêm ácido hialurônico, que podem ser encontradas na farmácia, têm um efeito calmante, combatem a inflamação e cicatrizam a ferida, devido ao seu efeito regenerativo, reduzindo ainda o sangramento nas gengivas. Aplicar uma camada de gel nas gengivas e fazer uma massagem suave.
4. Camomila
A camomila, devido às suas propriedades calmantes, é adequado para acalmar a inflamação das gengivas e dar alivio ao desconforto. Fazer um chá de camomila e deixar repousar dez minutos, depois de morno bochechar a boca várias vezes ao dia. Em vez de camomila pode também usar o chá de sálvia.
Outra opção ao chá de camomila, é adicionar cinco a dez gotas de tintura de camomila concentrada a um copo de água morna. Com esta mistura fazer gargarejos três a cinco vezes por dia. Em seguida, use água morna para enxaguar.
5. Bicarbonato de sódio
O bicarbonato mata as bactérias e ajuda a curar a inflamação. Misture bicarbonato com algumas gotas de água para formar uma pasta. Passe esta pasta pelas gengivas. Cuidado, este remédio pode irritar as mucosas. Use-o com moderação e não mais do que duas vezes por dia.
6. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã tem efeito antimicrobiano e também estimula a produção de saliva. Reduz a inflamação e promove a cura. Deite duas colheres de chá de vinagre de maçã em um pequeno copo de água e faça gargarejos.
A acidez do vinagre pode afetar o esmalte do dente. O melhor é bochechar pelo menos meia hora antes de escovar os dentes.
7. Água salgada
Um remédio caseiro simples mas eficaz para tratar a gengivite é a água salgada. O sal atua contra as bactérias e pode estimular a produção de saliva, bem como aliviar a dor. Dissolver uma colher de chá de sal num copo de água morna. Esta solução pode ser usada como um elixir bucal para bochechar ou aplicado com uma escova de dentes em forma de massagens diretamente na gengiva. Fazer este tratamento três vezes ao dia.
8. Óleo de coco
O óleo de coco, muito usado nos cuidados de beleza, serve também para o tratamento das gengivas. Retire uma pequena quantidade de óleo de coco e passe em forma de massagens sobre as partes inflamadas das gengivas. Repita várias vezes por dia.
9. Pomada de calêndula
Nas inflamações da pele, a pomada de calêndula é muito recomendada, mas também pode ser aplicada como remédio para a gengivite. Mas use um produto de alta qualidade da farmácia, pois é mais seguro e eficaz.
10. Gengibre
O gengibre, devido ao seu efeito anti-inflamatório e antibacteriano, também é muito recomendado para tratar a inflamação das gengivas. Para fazer uma infusão de gengibre, corte ou rale gengibre fresco e junte água a ferver. Deixe em infusão durante 15 minutos. Beba a infusão depois de arrefecida ou também pode utilizar para fazer gargarejos várias vezes ao dia.
11. Óleos essenciais
Os óleos essências de cravo, de hortelã e o óleo da árvore do chá são remédios naturais que podem ser usados para o tratamento da gengivite. No entanto, deve haver cuidado ao usá-los. A melhor forma de usá-los é fazer uma lavagem bucal, adicionando duas a três gotas de um dos óleos essenciais a um copo de água. Fazer gargarejos várias vezes ao dia.
12. Óleo de Neem
O óleo de Neem vegetal tem propriedades terapêuticas, antibacterianas e anti-inflamatórias, que ajudam na cicatrização. Aplicar uma gota diretamente na área inflamada e fazer massagens ou misturar cerca de três gotas num copo de água e usar como um elixir bucal.
13. Água oxigenada
A água oxigenada é uma ótima maneira de eliminar os microorganismos da boca. Misture partes iguais de água oxigenada e água. Bochechar 3 vezes por dia. Lembre-se de que não deve engolir esta solução.
14. Sumo de limão

O limão é outro remédio natural que serve para bochechar. Cortar 1 limão ao meio e espremer o sumo, juntar um copo de água morna. Repetir este tratamento duas vezes ao dia.
15. Extrato de Echinacea
A Echinacea ajuda a reduzir a inflamação e estimular as defesas do organismo. Juntar 1 colher e meia de chá de extrato de Echinacea a um copo de água morno. Fazer bochechos.
Outro remédio caseiros para a gengivite que pode ajudar é fazer bochechos com água de cebola. Ferva 200 g de cebola durante 10 min em um litro de água. Deixe arrefecer e faça enxaguamentos à boca.
Sintomas da gengivite:
- Gengivas vermelhas e sensíveis
- Inchaço/inflamação
- Dor
- Sangramento
- Mau hálito
Gengivas inflamadas – causas
A falta de higiene da boca é, em muitos casos, a principal causa da gengivite. As bactérias acumulam-se e juntamente com a saliva e os restos de alimentos, levam à formação da placa bacteriana e do tártaro. Dores, inchaço, sangramento nas gengivas e por vezes mau hálito são os primeiros sinais.
A higiene oral é fundamental, porque ao escovar regularmente os dentes (pelo menos duas vezes por dia), as bactérias podem ser eliminadas e a inflamação evitada. Em alguns casos, a falta de higiene da boca não está na origem da inflamação das gengivas.
Pequenas lesões, como comer alimentos duros, podem causar inflamação. Além disso, certos medicamentos e fatores de risco como a diabetes, tabagismo, stress e alterações hormonais durante a gravidez podem contribuir para o seu desenvolvimento.
Como prevenir a gengivite?
Para evitar que a gengivite se torne em algo mais grave, como o risco de desenvolvimento da doença periodontal, a higiene da boca é fundamental para prevenir o aparecimento das bactérias associadas à placa e assim reduzir o risco de gengivite.
Se tem as gengivas mais sensíveis, use uma escovas de dentes de cerdas macias e faça uso obrigatório do fio dental (passar o fio 3 vezes ao dia), e realizar gargarejos com um exilir bucal anti-séptico. Deve ainda visitar regularmente o seu dentista para realizar uma limpeza profunda dos dentes, já que a placa bacteriana pode dar origem ao tártaro, e este, só pode ser removido pelo dentista, e não através dos cuidados de higiene oral normais.