
Como tratar e curar a gengivite
A infecção das gengivas pode provocar sangramento depois de lavar os dentes. Quando as gengivas sangram pode indicar o começo do desenvolvimento de uma gengivite. O tratamento com alguns remédios caseiros pode ajudar a curar a gengivite.
Causas da gengivite
Algumas das causas da inflamação das gengivas, podem dever-se a uma má higiene oral. Não lavar os dentes com regularidade e a falta de uma adequada limpeza entre os dentes, por não usar o fio dentário, leva à acumulação de partículas dos alimentos e aumenta a formação da placa bacteriana e tártaro, que irritam as gengivas.
Vários fatores promovem o desenvolvimento de gengivite, como fumar, beber álcool, tomar medicação ou a alteração das homonas durante a gravidez. Uma doença infecciosa ou alergia também pode desencadear a gengivite, assim como uma prótese mal ajustada pode causar inflamação e sangramento nas gengivas.
Por outro lado, o uso da escova de dentes com cerdas muito duras e a pressão forte exercida pode provocar inflamação. Os problemas e o stress contribuem também em parte para desencadear a gengivite.
Sintomas da gengivite
A gengivite está associada a alguns sintomas típicos, que se caracterizem por inchaço, gengivas mais irritadas e vermelhas em vez da sua cor natural, mais sensíveis ao contacto, o que por vezes pode causar dor, podendo sangrar e ser acompanhado de maú hálito.
A gengivite se não for tratada, pode desencadear uma doença mais grave, chamada de periodontite, que faz com que a gengiva comece a afastar-se dos dentes, os dentes podem abanar ou caírem e causar outros problemas de boca graves.
Como curar a gengivite
Alguns remédios caseiros podem ajudar a curar a gengivite, ou pelo menos trazer alivio imediato. No entanto, nem todos os remédios caseiros surtem logo efeito. Aqui fica uma lista de alguns que podem ser usados até encontrar o remédio para a gengivite mais adequado para si.
Aloé vera
O aloé vera é uma planta medicinal que serve para o tratamento caseiro da gengivite. Além de hidratar as gengivas, combate as bactérias que causam a gengivite. Pode aplicar a polpa de uma folha de aloé vera, ou também o gel puro (comprado) diretamente nas zonas inflamadas, massageie o gel suavemente e repita o procedimento três a cinco vezes por dia.
Vinagre de cidra
O vinagre de maçã tem propriedades anti-microbianas que ajudam a eliminar as bactérias e também estimula a produção de saliva. Deite duas colheres de chá de vinagre de maçã num copo de água e faça gargarejos.
Isto faz aliviar a inflamação e promove mais rapidamente o seu tratamento. Mas cuidado: o vinagre pode afectar o esmalte do dente. Para evitar, faça gargarejos com a mistura pelo menos meia hora antes de escovar os dentes.
Alho
O alho devido às suas propriedades anti-bacterianas ajuda a combater a inflamação. Corte um dente de alho, esmague e esfregue sobre as gengivas. Para evitar a gengivite, use e abuse do alho no seu prato várias vezes por semana.
Para resolver o problema do cheiro forte a alho, pode misturar o alho com salsa e um pouco de azeite. Isto ajuda a inibir o mau hálito.
Água oxigenada para gengivite
Água oxigenada (peróxido de hidrogénio) é um desinfectante bem conhecido, sendo uma ótima maneira de combater as bactérias na boca, podendo ajudar no tratamento da gengivite.
Use uma água oxigenada com uma concentração de 2%. Molhe as pontas dos dedos na água oxigenada e faça massagens na área inflamada, ou misture algumas gotas de água oxigenada com um pouco de água, use para bochechar e fazer gargarejos três vezes ao dia.
Álcool
O álcool serve para desinfectar a boca. Quer seja Whisky, ou vodka e outras bebidas alcoólicas fortes, são todas adequadas para o tratamento quando não houver outro remédio em casa. Não deve ser bebido, só para bochechar, ou passar com um cotonete embebido sobre as gengivas. Mas não exagere, porque o uso excessivo de álcool também pode ser uma causa da gengivite, use só em caso de não ter outro remédio melhor em casa.
Bicarbonato para gengivite
O bicarbonato combate as bactérias e ajuda a curar a inflamação. Misture um pouco de bicarbonato de sódio com um pouco de água até formar uma pasta. Passe esta pasta nas gengivas duas vezes por dia.
Cuidado, porque este remédio pode também irritar as mucosas. Use-o com moderação e não mais do que as vezes indicadas.
Gengibre
O gengibre é um remédio que trata quase tudo. Desde constipações, náuseas, problemas digestivos, tudo pode ser tratado com a infusão desta raiz. Como um remédio caseiro para a gengivite, o chá de gengibre é usado para fazer gargarejos.
Rale gengibre fresco e junte água a ferver. Tape e deixe a mistura repousar durante 15 minutos. Depois de arrefecida, faça gargarejos. Pode também beber o chá de gengibre, em pequenos goles.
Outra forma de usar o gengibre para curar a gengivite é fazer uma pasta de gengibre e sal. Rale finamente o gengibre ou esprema para obter o sumo, e depois misture com uma pitada de sal. Passe esta mistura, fazendo massagens leves na zona da gengiva inflamada.
Óleo de coco
O óleo de coco é muito usado para o cuidado da pele, mas também pode servir no tratamento da gengivite graças à suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Simplesmente, deve fazer massagens com o óleo de coco no seu estado sólido (sem ser preciso derreter), diretamente sobre a inflamação.
Quando aplicar o óleo de coco este tem tendência a derreter logo, para evitar isto, guarde primeiro o óleo de coco no frigorifico para que não se derreta imediatamente no contato com a pele.
Gargarejos de água salgada
Aqueça um copo de água e adicione cerca de uma a duas colheres de chá de sal, o mais adequado é o sal marinho ou o sal de Himalaya. Faça gargarejos com esta solução salina.
O sal atua contra as bactérias, mantem a mucosa da boca hidratada e também pode estimular a produção de saliva. Ajuda também a aliviar a dor. Repita este tratamento três vezes ao dia.
Canela
A canela não serve apenas para dar sabor às doçarias, pode também acalmar a inflamação das gengivas e ajudar a cicatrizar. Misture um pouco de pó de canela com umas gotas de água até formar uma pasta. Com esta pasta, faça massagens na gengivite. Também pode misturar uma colher de chá de canela em pó com água morna e depois gargarejar.
Compressas de chás
Fazer chás de certas plantas, como o chá preto, a salvia, a camomila ou a lavanda, que são as mais indicados para enxaguar a boca no caso de gengivite, mas que também podem ser usados como compressas. Molhe uma saqueta
de um dos chás acima referidos, até que esteja bem embebida e coloque-a diretamente sobre a área inflamada durante cerca de dez minutos.
Curar a gengivite passa ainda por continuar a manter uma boa higiene da boca para melhorar a saúde das gengivas. Escovar os dentes com uma escova de dentes de cerdas suaves duas a três vezes por dia, sobretudo depois de cada refeição, e fazer uso de fio dentário bem como de um antisséptico bucal, é essencial para combater as bactérias e evitar a formação de placa. Além disso, faça pelo menos uma limpeza à boca, no seu dentista, uma vez por ano.