
Chá de Canela de Velho – Miconia albicans
A Canela de Velho cujo nome científico é Miconia albicans é uma planta medicinal que pertencente à família das Melastomataceae, juntamente com outras 1000 espécies de plantas do mesmo género Miconia. Crescem em áreas tropicais e muitas destas plantas são usadas como remédios pelas pessoas que vivem na área do Cerrado, um ecossistema da savana brasileira.
As propriedades terapêuticas atribuídas à Canela de Velho, são de carácter anti-inflamatório, mas os estudos científicos a esse respeito são escassos, sendo os seus benefícios apenas reconhecidos pelas populações destas regiões que foram passados de geração em geração.

Os benefícios do chá Canela de Velho
Ao que tudo indica a Canela de Velho tem propriedades anti-inflamatórias, sendo desde tempos remotos muito utilizada por estes povos como remédio natural no tratamento das dores reumáticas, inflamação das articulações, artrite e artrose, dores na coluna e todo o tipo de dores crónicas em geral. Outro dos seus benefícios é no auxilio do bom funcionamento do sistema circulatório e no controle da diabetes.
Outro dos seus usos terapêuticos é a desintoxicação e purificação do sangue, graças às suas propriedades antioxidantes como os flavonóides, que ajudam a combater os radicais livres e a proteger o ADN das células. Os resultados apresentados nos seguintes estudos (ver relatório) demonstraram que a M. albicans é uma espécie promissora na busca de compostos biologicamente ativos e propriedades analgésicas (ver relatório).
Pesquisar mais informação da “Miconia Albicans na Wikipédia” é ainda inexistente, como também a falta de informação a respeito de todas as outras espécies do género Miconia.
Como fazer o chá de Canela de Velho
Leve um litro de água a ferver e depois de levantar fervura, adicione 15 a 20 folhas desta planta e deixe ferver 30 segundos. Em seguida, apague o fogo, tape e deixe repousar cerca de uma hora. Por fim, coe e beba este chá diariamente, de preferência uma chávena de manhã e outra à noite, em jejum ou antes das refeições principais.
A infusão de efeito anti-inflamatório, além de ser ingerida, serve também para ser aplicada de forma externa diretamente nas áreas afetadas com dores. Faça uma cataplasma, molhando um pano na infusão e coloque na zona com dores, volte a repetir a aplicação.
Contra indicações:
Saber se o chá de Canela de Velho tem alguma contra indicação pode suscitar alguma dificuldade devido à falta de mais estudos que comprove a ausência de efeitos tóxicos. No entanto, segundo os povos que durante várias gerações têm aproveitado os benefícios desta planta no tratamento das dores, parece ser que a Canela de Velho não tem contra indicações. No entanto, como todas as plantas medicinais, deve haver cuidado e não abusar da sua ingestão, sobretudo das plantas que não estão reconhecidas pelos organismos oficiais de saúde.
Como já referido os benefícios atribuídos ao chá de Canela Velho, são na sua maioria fruto da sabedoria popular, em particular dos povos dessas regiões que perduraram ao longo dos tempos. As recomendações a esse respeito, recomendam beber o chá durante 15 dias, podendo o tratamento ser prolongado, se não se obter o efeito desejado, por um período mínimo de 30 dias e como máximo até 60 dias.
Onde comprar Canela de Velho
Parece ser que não está permitido de forma oficial vender esta planta nas lojas de plantas medicinais e chás habituais, sobretudo em Portugal. Como não é possível ou é muito difícil, uma das opções é comprar online em sites do Brasil, onde também pode variar o preço do chá canela de velho. Certifique-se de que compra a verdadeira planta para não correr o risco de ser enganado e comprometer a sua saúde, porque a Miconia albicans, pode ser confundida com outras espécies, sendo algumas delas tóxicas e outras não possuem os efeitos desejados.
Antes de começar a fazer qualquer tratamento com esta planta, é recomendável que consulte um profissional da saúde, que lhe possa orientar.
Fique a conhecer os benefícios do chá verde.