
Benefícios do gengibre para a saúde
A forma mais rápida de usufruir de todos os benefícios do gengibre para a saúde, é desfrutar de uma boa chávena de chá de gengibre, especialmente reconfortante nos dias mais frios de inverno. Beber um chá de gengibre logo de manhã em vez do habitual café pode constituir um estímulo para começar bem o dia.
O gengibre é um remédio natural, muito usado no tratamento de diversos problemas de saúde. Tem desempenhado na medicina popular chinesa e japonesa, desde a antiguidade, um papel importante no bem-estar e saúde do Homem, revelando ser uma raiz com muitas propriedades terapêuticas.
Todos os benefícios do gengibre para a saúde
O gengibre (Zingiber officinale), como planta medicinal, possui imensas propriedades terapêuticas, graças aos seus óleos voláteis e compostos picantes, mais precisamente o gingerol e shogaol, mas também possui óleos essenciais, vitamina C, ferro, fósforo, cálcio, potássio, sódio, ácidos de resina e muitos outros fitoquímicos que se encontram na rizoma (raiz) do gengibre. São muitos os sintomas que podem ser aliviados com a ingestão de gengibre. Em seguida, fique a conhecer todos os benefícios do gengibre para a saúde.
O gengibre é um remédio natural especialmente útil para:
- Prevenção de enjoos ou náuseas (tanto os enjoos de viagens como os matinais durante a gravidez).
- Dores de garganta: ajuda a tratar infecções e inflamação da garganta, e é muito útil em casos de rouquidão.
- Combater o frio: o gengibre tem a capacidade de aquecer o corpo, muito útil para pessoas frioleiras mas, em épocas de calor, pode aumentar a transpiração.
- Aliviar dores: graças às suas propriedades anti-inflamatórias, traz alivio às cólicas e dores musculares e das articulações, estômago ou dores menstruais.
- Auxilia a perda de peso ao estimular o metabolismo, graças às suas propriedades termogénicas.
- Ajuda a aliviar a bronquite, doenças do fígado, reumatismo, diarreia ou tonturas.
- Digestivo: ajuda nas digestões pesadas, combate a flatulência e a formação de gases, diarreia, etc.
- Melhora a circulação sanguínea, o que é especialmente benéfico para doenças das artérias coronárias, sem afetar os lípidos e o açúcar no sangue.
- Pode ajudar no combate ao aparecimento de alguns cancros.
- Aumenta a libido, sendo considerado um afrodisíaco natural.
Propriedades medicinais do gengibre
As propriedades medicinais do gengibre estão concentradas na raiz -o rizoma – que contém óleos essenciais e substâncias que lhe conferem um sabor acre e picante. O sabor apimentado do gengibre deve-se às substâncias picantes, que lhe são conferidas por alguns dos seus constituintes, nomeadamente o gingerol e shogao.
O gengibre é tradicionalmente usado como remédio natural na cura de diferentes problemas de saúde, entre os seus principais benefícios para a saúde estão as suas propriedades terapêuticas, que ajudam a tratar problemas gastrointestinais, como enjoos, vómitos, dores de estômago, diarreia, flatulência e digestões pesadas.
Outra das suas virtudes é o efeito preventivo nas infecções respiratórias causadas por vírus e bactérias próprias do inverno e o alivio dos sintomas de constipações e gripes, tendo ainda um efeito estimulante sobre a circulação. E, tudo isto sem efeitos secundários desagradáveis.
Efeito anti-inflamatório
Graças ao seu efeito anti-inflamatório e analgésico, conferido pelos compostos gingeróis, é muito recomendado no tratamento da dor, como a artrite reumatoide, artrose, fibromialgia ou fadiga crônica. Estudos científicos têm demonstrado que pacientes com estas patologias, melhoraram ao tomar gengibre.
Os compostos gingeróis, nomeadamente o zingerone e shogaol encontrados no gengibre são mais eficazes do que os medicamentos usados para aliviar a inflamação, de acordo com um estudo publicado no Journal of Pain.
O chá de gengibre é também frequentemente utilizado como um remédio natural contra as náuseas da gravidez, mas é necessário ter cuidado porque uma quantidade excessiva desta raiz pode estimular as contrações uterinas. Em qualquer caso as grávidas devem aconselhar-se com o médico antes de iniciar um tratamento com gengibre.
Contraindicações do gengibre
Apesar dos benefícios do gengibre para a saúde, não está recomendado em caso de febre, pois tende a elevar, ainda que seja pouco, a temperatura do corpo, o que poderia agravar os sintomas de desconforto.
Pode causar interferência com certos medicamentos, no caso das pessoas que tomam medicação para a diabetes ou problemas circulatórios. Consultar sempre com um especialista, porque o gengibre altera os efeitos destes medicamentos.
O gengibre como especiaria
O gengibre fresco além de um excelente remédio natural, é também usado para fins culinários. Graças ao seu sabor picante e aroma forte, é frequentemente usado na cozinha como uma especiaria para dar sabor e aroma aos pratos: sopas, pratos com carne, em receitas de bolos, doces – são muito populares na cozinha asiática – e cada vez mais frequente na alimentação do mundo ocidental. Além do seu uso como infusão, é mais uma boa maneira de usufruir dos benefícios do gengibre para a saúde.
A importância de escolher gengibre fresco
É muito importante comprar o gengibre sempre fresco. Para tal, certifique-se de que tenha uma textura firme e uma pele lisa. Se nota que a raiz tem um aspeto velho, murcho e ao tocar está mole e seco, isso significa que já perdeu as suas substâncias terapêuticas, e assim não poderia usufruir dos benefícios do gengibre para a saúde. O gengibre fresco pode ser guardado no frigorifico até quatro semanas. A melhor maneira é embrulhá-lo em papel de cozinha e guardá-lo num recipiente bem fechado.