
Como fazer pasta de dentes saudáveis
As pastas de dentes comuns, aquelas que compramos nos supermercados, têm ingredientes químicos que fazem mal, tanto à saúde como ao meio ambiente. As pasta de dentes saudáveis e naturais são a melhor opção para a lavagem dos dentes, de modo a manter os dentes e gengivas livres de bactérias e evitar cáries dentárias e outros problemas.
Se não quer aspartame, flúor, triclosan, parabenos, adoçantes artificiais na sua pasta de dentes, mas sim, apenas ingredientes naturais, a solução é fazer você mesmo a sua pasta de dentes caseira. Os ingredientes, que abaixo descrevemos, formam a base perfeita para fazer uma pasta de dentes só com produtos naturais que ajudam a eliminar bactérias e manter a boca saudável.
Pasta de dentes saudáveis – ingredientes naturais
As vantagens de fazer a sua pasta de dentes em casa, passa por utilizar apenas ingredientes naturais que não são prejudiciais para o organismo, nem poluem o meio ambiente, nem são testados em animais. Estes são os principais produtos naturais que pode utilizar na sua confeção:
Óleo de coco para dentes saudáveis e brancos: o óleo de coco limpa e protege os dentes, sendo um bom ingrediente para fazer pasta de dentes saudáveis. Escolha um óleo de coco ecológico e prensado a frio, porque assim sabe que tem um óleo de coco puro e natural, sem aditivos artificiais. O ácido caprílico e o ácido láurico contidos no óleo de coco reduzem o risco de cáries, além disso, o óleo de coco tem propriedades antibacterianas e antifúngicas.
Bicarbonato de sódio: tal como o óleo de coco, o bicarbonato de sódio deixa a boca limpa, sendo um remédio caseiro comprovado e testado para dentes brancos, podendo também ser usado como um elixir bucal caseiro. Basta usar um pouco de pó de bicarbonato de sódio para fazer a sua própria pasta de dentes natural.
Xilitol (açúcar de bétula) para dar gosto: as pastas de dentes também contêm adoçantes para dar um gosto bom, mas estas substâncias, como o aspartame, não são saudáveis. A alternativa natural perfeita para fazer pasta de dentes saudáveis, é utilizar xilitol, o chamado açúcar de bétula. O xilitol é o substituto perfeito do açúcar, pois não, promove as cáries e protege os dentes do tártaro e da placa bacteriana. O xilitol também reduz o mau hálito, sendo o complemento perfeito para fazer uma pasta dentífrica caseira.
Stevia como substituto do adoçante: tal como o xilitol, também pode-se usar este ingrediente nas pastas de dentes caseiras. A stevia é 300 vezes mais doce que o açúcar, mas é uma planta com muito menos calorias. As propriedades desta planta têm efeito antibacteriano. A stevia ajuda ainda a tratar as gengivas, inflamação, cáries dentárias ou placa, tudo de forma natural. Tal como o xilitol, a stévia impede o crescimento de bactérias nocivas, enquanto o açúcar promove a formação de bactérias. A stévia e o xilitol são, portanto, os adoçantes mais adequados para fazer pasta de dentes saudáveis.
Cúrcuma para dentes brancos: a cúrcuma é outro ingrediente que pode entrar nas receitas de pasta de dentes naturais. Mesmo que esta especiaria tenha uma cor amarela forte, a cúrcuma deixa os dentes bonitos e brancos. Esta especiaria melhora o estado da boca e pode até aliviar a gengiva inflamada.
Mas atenção: quem tem o esmalte dos dentes defeituoso, deve evitar a cúrcuma ou experimentar com cuidado, porque os dentes podem ficar amarelados.
Óleos essencias: pode alterar o sabor da sua pasta usando variedades diferentes de óleos naturais. Por exemplo, adicione algumas gotas de óleo de hortelã ou outro óleo essencial, é uma questão de gosto pessoal. Este óleo é antibacteriano e confere um hálito fresco. Utilize apenas a quantidade indicada na receita, porque os óleos essenciais são muito fortes e podem irritar a mucosa bucal. Se tem as gengivas sensíveis, adicione apenas a metade indicada.
Como fazer pasta de dentes natural
A partir destes ingredientes pode fazer a sua própria receita conforme o seu gosto, apenas deve ajustar as quantidades e encontrar a mistura perfeita para si. Esta é uma receita básica, que pode a partir dela, fazer muitas outras:
- 4 a 5 colheres de sopa de óleo de coco
- 2 a 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de xilitol ou stévia
- 1 pitada de curcuma em pó
- Opcional: 10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta, ou outro se quiser um sabor diferente
O óleo de coco é uma gordura sólida, que deve ser primeiro derretida, basta colocar a quantidade num copo e este num recipiente da água quente (sem estar no lume), mexa bem até derreter. Adicione depois todos os ingredientes nas quantidades mencionadas e envolva bem.
Guarde a sua pasta de dentes caseira à temperatura ambiente, para que permaneça macia. Retire uma pequena quantidade com a ajuda de uma colher de chá e coloque na sua escova de dentes. Escove os dentes e depois deve enxaguar com água. Tenha cuidado em não deitar água dentro do frasco para evitar bolor e o desenvolvimento de bactérias.
Fazer a sua pasta de dentes é a garantia de um produto natural e evita produzir mais lixo para o meio ambiente e ainda economiza dinheiro. Os ingredientes também podem ser usados para muitas outras coisas. Troque a sua escova de dentes a cada 3 meses porque as cerdas ficam estragadas.