
Faça você mesmo o seu desodorizante caseiro
Fazer desodorizantes caseiros sem alumínio, álcool e nenhuma outra substância que não seja natural, é uma garantia para a sua saúde. Se não confia nos desodorizantes comerciais, porque a maioria contém alumínio, um metal prejudicial que pode provocar cancro de mama e, ainda contêm conservantes e parabenos, os desodorizantes caseiros são a solução a este problema.
Apresentamos algumas receitas de desodorizantes naturais, desde desodorizantes líquidos, em spray e em roll-on, e tudo o que vai precisar para fazer o seu próprio desodorizante natural. Primeiro fique a saber qual é a função de cada ingrediente, porque não convém omitir nenhum ingrediente porque senão não obtém o efeito pretendido.
Como fazer desodorizantes caseiros

Todos estes desodorizantes DIY servem para combater o odor nas axilas, são também antitranspirantes e não deixam manchas na roupa. Não levam produtos químicos e os ingredientes são naturais. Se comprar produtos orgânicos, pode também fazer um desodorizante biológico e, se é vegan, aqui encontra um desodorante vegano caseiro. Já a seguir confira os ingredientes que necessita para a elaboração caseira.
Tudo o que necessita para fazer desodorizantes caseiros:
Bicarbonato de sódio: tem efeito desodorizante para eliminar o cheiro desagradável do suor nas axilas, mas não a transpiração. O bicarbonato de sódio em pó fino (NaHCO3) neutraliza os odores desagradáveis nas axilas. Pode ser comprado na farmácia e no supermercado. Atenção, que não é carbonato de sódio (Na2CO3).
Óleos essenciais: reduzem a transpiração nas axilas, e não deixam marcas de suor na roupa. Os óleos essenciais mais indicados para combater a transpiração são o óleo essencial de lima ou sálvia. Mas certifique-se de obter óleos essenciais puros, 100% naturais.
Se apenas misturar água e bicarbonato de sódio, vai obter apenas um desodorizante e não um antitranspirante caseiro. Isto porque, o bicarbonato de sódio combate apenas o cheiro, não a transpiração, o que significa que vai continuar a suar. Para eliminar a transpiração, precisa de um destes óleos: ou o óleo essencial de lima ou o óleo essencial de sálvia.
Óleo para a pele: o óleo de coco é o mais adequado, porque se absorve rapidamente e cuida da pele das axilas. Não se preocupe, porque o desodorizante não vai ficar com o cheiro a coco. Mas, se mesmo assim tem dúvidas, pode usar o óleo de coco refinado. É inodoro e sem gosto, e neste caso pode substituir o óleo de coco orgânico e virgem. A manteiga de karité, e de cacau, são também gorduras que podem ser utilizadas. Se desejar fazer um desodorante sem gordura, a cera de soja é recomendável.
Amidos: estas farinhas têm a função de obstruir os poros do suor e neutralizar o cheiro, sendo que neste caso actuam de forma semelhante aos sais de alumínio, mas sem os efeitos prejudiciais destes. Pode usar amidos de milho (tipo maisena), ou de tapioca, que é a fécula da mandioca (mas não a granulada), ou qualquer outro amido.
Tipo de embalagem: para guardar os seus desodorizantes DIY, quer sejam líquidos, sólidos ou cremosos, vai precisar de um frasquinho em spray, em stick, em roll-on e uma caixa com tampa de enroscar. Tudo isto encontra por pouco dinheiro.
Desodorizante caseiro de bicarbonato de sódio sem alumínio
Este desodorizante natural em creme, de óleo de coco e sem ceras, deve ser colocado no frigorifico, sobretudo no verão, e ser retirado meia hora antes de ser usado. Ingredientes:
- 4 colheres de sopa de óleo de coco ou gordura de coco
- 3 colheres de sopa de amido de milho ou tapioca
- 1 ou 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
- 12 gotas de óleo essencial de lima
- 2 gotas de óleo essencial de árvore de chá
Opcional: óleo perfumado com o seu aroma preferido, por exemplo baunilha ou outro aroma.
A gordura de óleo de coco costuma estar sólida, por isso derreta em banho maria até ficar líquida. Deixe arrefecer 3 minutos e adicione o óleo essencial, o óleo perfumado, o bicarbonato de sódio e o amido e misture tudo muito bem.
A mistura vai engrossar, mexa novamente. Antes que a mistura fique dura, introduza num recipiente de vidro com tampa. Para aplicar, passe um pouco com os dedos nas axilas lavadas e secas.
Desodorizante caseiro em spray
Para fazer este desodorizante caseiro líquido em spray vai necessitar:
- 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
- 10 gotas de óleo de lavanda
- 100 ml de água
- 1 frasco em spray vazio
A água deve primeiro ferver e depois de morna misture bem com o resto dos ingredientes, o bicarbonato de sódio e o óleo de lavanda. Depois deite a mistura no frasco em spray. O seu desodorante caseiro em spray sem alumínio está pronto a usar! Pode também utilizar outros óleos essenciais em vez de lavanda, se utilizar óleo de salva obtém também um antitranspirante caseiro.
Desodorizante natural de bicarbonato de sódio sem alumínio
Para fazer este desodorizante caseiro em bastão, vai precisar:
- 3 colheres de sopa de óleo de coco
- 2 colheres de sopa de amido de milho ou de mandioca
- 2 colheres de sopa de cera de bagas (Rhus Verniciflua)
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- 2 gotas de óleo essencial de árvore do chá
- 10 gotas de óleo essencial de lima
- Recipiente vazio em stick
A cera de bagas pode ser substituída por cera de abelhas, mas pode deixar manchas na roupa.
Com fazer o desodorizante caseiro
Derreta as bagas de cera com o óleo de coco em banho-maria. Para tal, leve ao fogo uma panela de água e quando ferva, coloque uma tigela dentro com a cera de bagas ou se prefere a cera de abelhas e o óleo de coco. Quando a mistura ficar líquida, retire a tigela da panela, deixe arrefecer durante alguns minutos e junte o óleo essencial, o bicarbonato de sódio e o amido. Misture e mexa bem até engrossar, continue a mexer até arrefecer.
Se o bicarbonato de sódio não se dissolver bem, não se surpreenda, é normal. Antes que a massa fique dura introduza-a num desodorizante em stick vazio e deixe secar.
Desodorizonte caseiro roll-on
Este desodorizante possui consistência fluida e viscosa como um gel. Estes são os ingredientes necessários:
- 100 ml de água de rosas
- 10 gramas de bicarbonato de sódio
- 20 gramas de óleo de coco
- 5 gr amido de milho ou outro amido
- 10 gotas de óleo essencial de lima
- 1 colher de chá de goma xantana
- Recipiente roll-on vazio
Preparação
Aqueça a água de rosas até ficar morna (40°), retire do fogo e em seguida adicione o bicarbonato de sódio, mexa bem, para que se dissolva. Junte a goma xantana, que irá formar um gel, o que é bom sinal. Adicione o amido, mexa e continue a mexer e acrescente o óleo de coco (derretido). Por último, junte o óleo essencial de lima e, se quiser, o seu óleo perfumado preferido.
Dica: no caso de que a massa ainda estiver muito fluida, pode adicionar mais um pouco de goma xantana até obter a consistência que deseja. Passe o gel para o recipiente roll-on vazio e utiliza-o no máximo de 4 semanas.
Ao fazer o seu próprio desodorizante caseiro e natural, é a garantia de que tem um produto sem químicos e que pode combater o odor das suas suas axilas sem os perigos dos desodorizantes e antitranspirantes industriais, além disso está a contribuir para a proteção do meio ambiente.