
Como branquear roupa branca encardida
A roupa branca com o passar do tempo perde brilho e começa a ficar amarelada e escurecida. Muitos produtos como a lixívia e branqueadores com cloro ajudam a renovar a sua brancura, mas muitos tecidos não toleram estes produtos químicos, que podem danificar certas peças delicadas e até causar buracos. Além disso, poluem o meio ambiente e são contraindicados para a saúde.
O tom amarelado da roupa branca e o tom cinzento deve-se à sujidade, ao pó e calcário, que podem desaparecer sem necessidade de recorrer à lixivia e a produtos branqueantes com cloro, simplesmente com os ingrdientes dos tempos das avós, mas que ainda são muito utilizados. A sua roupa branca pode voltar a ganhar brilho.
Dicas caseiras para branquear roupa branca
O fermento em pó, o bicarbonato de sódio, o limão (ácido citrico) e o vinagre, são ingredientes que se encontram em todas as cozinhas. Não servem apenas para cozinhar, e isto já sabiam as nossas avós, que naquela altura recorriam a estes produtos, porque não havia a grande disponibilidade de branqueadores como hoje em dia. O que funcionou no tempo das avós, serve também para os tempos modernos. Todos eles podem branquear a roupa e tirar nódoas de roupa clara.
Como branquear a roupa branca com bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é um produto versátil, muito usado na limpeza da casa, mas também para branquear a roupa: dissolva uma porção de bicarbonato de sódio em água morna, mergulhe as peças de roupa branca e deixe ficar durante a noite para uma melhor eficácia. Se a roupa tiver muita sujidade, volte a repetir o tratamento com o bicarbonáto de sódio.
O bicarbonato de sódio também pode ser aplicado diretamente em manchas específicas. Fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e água e aplicar na zona com mandas dos tecidos.
Roupa mais branca com fermento em pó
O fermento em pó, que é usado para fazer subir a massa dos bolos, promete também bons resultados. O fermento em pó está composto de bicarbonato de sódio e outro ácido. Estas duas substâncias quando dissolvidas na água formam o dióxido de carbono, que é o que vai ajudar a branquear a roupa, promovendo a descoloração, por assim dizer.
Para tal, junte uma saqueta de fermento em pó e uma colher de chá de sal ou um pouco de vinagre para reforçar melhor a sua ação. Deixe a roupa de remolho durante cerca de duas horas e depois lave-a normalmente.
Ácido cítrico contra as manchas amarelas
As manchas amareladas, que costumam formar-se na zona das axilas podem desaparecer com o ácido cítrico. Estas manchas amarelas são causadas por desodorantes que contêm sais de alumínio, que em contacto com o suor, deixam estas manchas desagradáveis.
Para branquear esta zona da roupa, dissolva 15 gramas de ácido cítrico em pó em um litro de água morna. Mergulhe as peças de roupa nesta água e deixe ficar quatro horas, isto é sufeciente para fazer desaparecer as manchas amarelas. Mas se não for assim, repita a plicação.
Como clarear roupa branca com vinagre
A roupa branca com tom cinzento pode recupear outra vez a sua brancura original e as manchas difíceis podem ser removidas se misturar um copo com cerca de 200 a 250 mililitros de vinagre em àgua quente e deixar a roupa suja de remolho durante a noite. No dia seguinte, lave normalmente. O vinagre também ajuda a fazer desaparecer os odores desagradáveis da roupa em geral.
Branquear roupa com água oxigenada
A água oxigenada é particularmente adequada para a remoção de manchas. As manchas de vinho tinto podem ser removidas com uma mistura de água oxigenada com detergente em partes iguais e aplicar diretamente na mancha. Deixe de molho por algum tempo, depois esfregue e lave com água morna.
Para as manchas amarelas da zona das axilas, aplique diretamente uma parte de água oxigenada e uma parte de detergente. Deixe atuar durante uma hora e depois lave com água fria. Para as manchas de sangue, aplicar diretamente a água oxigenada sem diluír e, se for necessário repetir o tratamento duas a três vezes. Tenha cuidado, porque este liquido é um branqueante potente, e sendo assim pode branquear tecidos coloridos. Importante: cada tecido é diferente, primeiro faça um teste numa pequena parte do tecido a tratar e observe o resultado.
Secar a roupa branca ao sol
Outra maneira de branquear a roupa é secá-la ao sol, mas só a roupa branca e nunca a roupa de cor. A cores tendem a descolorar, mas no caso da roupa branca, o efeito de branqueamento do sol é bem vindo.
Se pendurar uma toalha de mesa branca ao sol, depois de lavada, certas manchas, como molho de tomate, vinho tinto ficam descoloridas. A roupa encardida pode também branquear ligeiramente quando expostas aos raios de sol.
Como evitar a roupa encardida e com tom cinzento
Muitas vezes a roupa branca tende a ficar encardida, sobretudo quando vai a lavar à máquina de lavar roupa e esta contém sujidade incrustada no tambor, que não é removido com a água de enxágue. As partículas de sujidade permanecem no tambor e na seguinte lavagem desprendem-se, razão pela qual, a roupa branca vai ficando com um aspecto cinzento. Mantenha o tambor da sua máquina de lavar a roupa sempre limpo.
Além disso lave a roupa branca por separado da roupa de cor. Se for misturada, os tecidos escuros tendem a desbotar, tingindo a roupa branca. Preste sempre atenção às recomendações do fabricante na etiqueta: a seleção de temperatura, a classificação de cores e o programa de lavagem recomendado.
Tenha também em conta, que certos tecidos delicados podem não suportar o tratamento com algum destes remédios caseiros para branquear a roupa, aqui indicados, podendo estas peças de roupa não tolerar produtos ácidos, como o vinagre ou limão. Nesse caso, não aplique este método para evitar males piores.