
Remédios naturais para ter os dentes brancos
Ter dentes brancos é o desejo da maioria das pessoas. Para os fumadores ou para os consumidores habituais de café e chá, manter os dentes brancos pode ser um verdadeiro desafio, principalmente porque os tratamentos dentários de branqueamento podem custar fortunas. Felizmente existem algumas alternativas, nomeadamente alguns remédios naturais, que podem ser aplicados em casa e que branqueiam os dentes com eficácia. E o melhor de tudo é que são bastante mais económicos que os tratamentos no dentista.
Dentes brancos com bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é dos melhores tratamentos para conseguir dentes brancos e pode ser utilizado de várias formas. Pode simplesmente, uma vez por semana, aplicar um pouco na escova e lavar normalmente os dentes. Pode também misturar num copo um pouco de bicarbonato de sódio com água e bochechar durante alguns segundos com esta solução, sem engolir.
Qualquer um destes tratamentos deve ser efetuado no máximo uma vez por semana. Pode ainda preparar um dentífrico à base deste produto. Misture 1/3 de bicarbonato de sódio e 2/3 de pasta de dentes e guarde num frasco. Utilize este dentífrico caseiro para escovar os dentes uma vez por dia (de preferência à noite) e use a sua pasta de dentes normal para as restantes escovagens diárias. Repita o tratamento durante apenas uma semana a cada mês. Os resultados são visíveis logo desde os primeiros dias.
Branquear os dentes com argila branca
A argila branca é outro produto eficaz para clarear os dentes. Num copo de água dilua uma colher de argila branca e bocheche a boca com esta solução. Pode alternar com uma solução de sal marinho (também uma colher de sal para um copo de água).
Dentes brancos com a ajuda do limão
Clarear os dentes com limão é um dos tratamentos mais simples. Basta mergulhar a escova de dentes em sumo natural de limão, escovar bem os dentes e enxaguar abundantemente. O ácido cítrico ajuda a combater o tártaro, que é responsável pelo amarelecimento dos dentes. No entanto, não aplique este tratamento mais do que uma vez por semana, pois o ácido cítrico em demasia pode também danificar o esmalte dos dentes.
Clarear os dentes com vinagre
Um tratamento semelhante ao do limão, é aquele feito com água e vinagre. Prepare uma solução com 10% de vinagre e 90% de água, e use-a para escovar os dentes. Enxague abundantemente. Aplique este tratamento apenas uma ou duas vezes por mês.
Branquear os dentes com morango
O morango além de saboroso, contem um ácido natural que pode ajudar a clarear os dentes. Esmague um morango e use como se fosse uma pasta de dentes, ou esfregue diretamente meio morango nos dentes. Enxague bem após aplicar.
Casca de banana para clarear os dentes
A casca de banana contém uma grande quantidade de minerais, tais como potássio, manganés e magnésio, que têm um efeito de branqueamento natural dos dentes. Esfregue os dentes com a parte interior da casca de banana.
Branquer os dentes com óleo de cozinha
Pode parecer estranho, mas tanto o azeite como o óleo de girassol podem ser utilizados para tornar os dentes mais brancos. O azeite ou o óleo de girassol têm o mesmo efeito. A aplicação é bastante simples. Fazer bochechos com azeite ou óleo e deixar ficar três a cinco minutos na boca de maneira que o óleo chegue a todos os espaços interdentais. Depois disso, cuspa e lave a boca com água. A razão pela qual o óleo de cozinha ajuda a combater os dentes amarelos, é que limpa a boca de restos de comidas e substâncias tóxicas, que também, neste caso, evitaria o mau hálito.
A ter em conta
Mesmo que os remédios apresentados sejam todos caseiros e naturais, é necessário não exagerar. Não deixe o produto atuar mais tempo do que o aconselhado, que é normalmente o tempo de uma escovagem de dentes (três ou quatro minutos). Enxague abundantemente após a aplicação do remédio para eliminar eventuais vestígios.
Como evitar as manchas e dentes amarelados
Para evitar que os dentes escureçam, deve manter diariamente hábitos de higiene adequados. Aqui ficam algumas dicas para evitar dentes escuros e ter sempre um sorriso branco e brilhante:
- Evite o café e o chá preto. Os taninos do chá e café escurecem os dentes
- Evite fumar. O fumo do tabaco torna os dentes amarelos
- Escovar os dentes três vezes por dia, após as refeições
- Não abuse do açúcar e das bebidas açucaradas. Os refrigerantes e sumos costumam ter frutose e açúcar adicionados. O açúcar é nocivo para os dentes, porque ataca o esmalte do dente (a parte branco do dente), fazendo com que estes tenham mais tendência a ficar amarelados com o passar do tempo.