
Remédios naturais contra a alergia ao pólen
A “febre dos fenos”, como é normalmente conhecida a alergia ao pólen, consiste numa reação alérgica aos pólenes de algumas plantas e árvores. É por isso mais frequente na primavera e no outono, quando a quantidade de pólen é maior. Os principais sintomas são espirros, congestão nasal, ou o chamado “pingo no nariz”, assim como olhos vermelhos e lacrimejantes, tosse e comichão nas vias respiratórias.
Remédios naturais para tratar a alergia ao pólen
Apesar do nome, a febre dos fenos não causa febre. Esta patologia é muitas vezes usada como sinónimo de “rinite alérgica”, mas esta última é mais abrangente, englobando alergias as outras substâncias inaladas, como poeira e pelos de animais. Os sintomas da alergia ao pólen são bastante incómodos e por vezes nem a toma de medicamentos é suficiente para os acalmar. A boa notícia é que existem pequenos truques e remédios caseiros naturais que ajudam a combater a alergia ao pólen, tornando os seus sintomas mais suaves.
Remédio caseiro para limpar o nariz
Efetue uma limpeza diária das fossas nasais, com uma solução de água salgada. A ½ L de água tépida junte ¼ de uma colher de café de sal. Aplique a solução em spray ou em gotas. Esta elimina o muco e as partículas causadoras da alergia e ajuda a cicatrizar eventuais lesões. Não exagere na quantidade de sal, pois a solução pode irritar a mucosa nasal.
Consumo de alho fresco
O alho é considerado por muitos o mais poderoso antialérgico natural. O ideal é consumi-lo fresco e ao natural, mas pode sempre juntá-lo aos seus pratos, mesmo em pó.
Óleos essenciais
Os óleos essenciais de tomilho e de estragão têm surpreendentes propriedades contra a alergia ao pólen. Aplique umas gotas num lenço de papel, leve-o ao nariz e efetue algumas inalações.
Tisana de urtiga
Beba três copos de chá de urtiga por dia, durante o período em que os sintomas da alergia ao pólen são mais fortes. O ideal é preparar uma infusão de 10 minutos com algumas folhas de urtiga, mas pode optar por um saquinho de chá de compra, desde que não tenha sido submetido a tratamentos químicos.
Tisana de flor de sabugueiro
Um outro remédio natural para a alergia ao pólen é a flor de sabugueiro. Prepare uma infusão de 10 minutos de uma colher de café desta flor por cada chávena de água. Beba três vezes ao dia durante o período da alergia.
Compressas de camomila para os olhos
Para aliviar os sintomas de olhos vermelhos e lacrimejantes prepare uma infusão de camomila, mergulhe nela discos de algodão (ou gaze) e aplique-os frios sobre cada olho. Pode também usar dois saquinhos já preparados de chá de camomila e aplicá-los diretamente sobre os olhos, depois de deixar arrefecer.
Mudança de hábitos para controlar a alergia ao polén
Além destes remédios naturais para tratar a alergia ao polén, pode mudar alguns dos seus hábitos diários. Deve acima de tudo evitar expor-se ao pólen e à relva cortada. Mantenha as janelas fechadas nos meses do ano de maior perigo de alergia. Se possível, areje a casa logo após chover, pois a queda de água evita que pólenes circulem livremente na atmosfera.
Existem algumas redes mosquiteiras antipólen, que pode instalar de forma a abrir as janelas sem ser diretamente afetado por estas partículas. Para o carro, existem também no mercado filtros antipólens que impedem que poeiras e impurezas penetrem no sistema de ventilação (alguns carros possuem estes filtros de origem). Sacuda bem as suas roupas antes de entrar em casa e lave o cabelo antes de dormir, de forma a evitar que os sintomas de agravem durante a noite. Seque a roupa num estendal dentro de casa.